A Pós-Graduação em Educação Inclusiva e Tecnologias Assistivas na Educação visa capacitar profissionais da educação para atender às demandas educacionais de pessoas com necessidades especiais. O curso combina conhecimentos teóricos e práticos sobre diferentes deficiências, neurociência, e uso de tecnologias assistivas, com o objetivo de promover uma educação inclusiva e equitativa. Os participantes serão preparados para desenvolver práticas pedagógicas que respeitem a diversidade e incentivem o pleno desenvolvimento de todos os alunos.

Este curso é destinado a professores, pedagogos, coordenadores pedagógicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, gestores escolares e outros profissionais da área da educação e saúde interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre educação especial e inclusiva. Também é relevante para quem deseja trabalhar com políticas e práticas voltadas à inclusão de alunos com necessidades especiais em ambientes educacionais.

  • Neurociência Educacional - Explora como o cérebro aprende e os fundamentos da neurociência aplicados à educação especial e inclusiva.
  • Fundamentos Filosóficos, Pedagógicos e Científicos da Educação Especial - Aborda os princípios teóricos e metodológicos que fundamentam a educação especial.
  • Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Histórico Social Brasileira - Estuda a evolução e o contexto histórico da educação inclusiva no Brasil.
  • Deficiência Intelectual e Altas Habilidades - Examina as características, desafios e potencialidades de alunos com deficiência intelectual e altas habilidades.
  • Deficiência Auditiva - Aborda as necessidades educacionais de alunos com deficiência auditiva e as estratégias para sua inclusão.
  • Deficiência Visual - Explora as especificidades da educação para alunos com deficiência visual e recursos de apoio.
  • Transtorno do Espectro Autista - Estuda o TEA e as práticas pedagógicas inclusivas para alunos autistas.
  • Tecnologias Assistivas - Examina o uso de tecnologias que auxiliam na inclusão de alunos com deficiência em contextos educacionais.
  • Libras (Língua Brasileira de Sinais) - Introduz a Libras e seu uso como meio de comunicação e inclusão para alunos surdos.
  • Neurociência das Emoções - Explora a relação entre emoções, comportamento e aprendizagem em alunos com necessidades especiais.
  • Neuroeducação e Neurodidática: Como o Cérebro Aprende - Estuda métodos pedagógicos baseados em como o cérebro aprende, promovendo práticas inclusivas eficazes.
  • Fundamentos Biológicos e Psicológicos da Educação Inclusiva e Especial - Analisa os fundamentos biológicos e psicológicos das diferentes deficiências e sua relação com a aprendizagem.

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