TECNOLOGIAS ASSISTIVAS (60 HORAS)
Resumo: Iremos discutir alguns aspectos históricos e conceituais acerca das tecnologias de uma forma geral, para que possamos refletir sobre as tecnologias assistivas, que se mostram como artefatos que viabilizam autonomia e acessibilidade para pessoas com deficiência. Ao tratar dessa temática, é importante pensar sobre o papel da tecnologia no nosso próprio cotidiano, na sociedade e nas diferentes culturas. Da mesma forma, é necessário compreender o quanto os recursos tecnológicos influenciam nossas vivências, nossos relacionamentos e as formas de interagirmos uns com os outros.
LUDICIDADE (60 HORAS)
Resumo: Para iniciarmos este Curso Livre, convidamos você a pensar em duas questões: O que é lúdico? O que é ludicidade? Arriscamos afirmar que não seria muito complicado propor algumas ideias gerais e respostas para essas questões. Isso acontece porque, de certa forma, o uso dos termos lúdico e ludicidade se popularizou e vários sentidos são compartilhados por sujeitos e instituições, seja para referir-se ao comportamento de um indivíduo, usar como estratégia de marketing para vender produtos ou serviços ou referir-se a objetos ou jogos. O uso dos termos lúdico e ludicidade também é comum entre os educadores. Influenciado por seu contexto e referencial teórico, cada autor atribui um determinado sentido a esses termos. Ora lúdico é o jogo, o material, ora a pessoa ou a aula, por exemplo.
FUNDAMENTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (60 HORAS)
Resumo: Neste material os seguintes assuntos serão abordados: análise do conceito de deficiência, diferença e diversidade e os discursos de normal, normalidade e anormal, inclusão e exclusão. Estudo dos princípios emanados pela Declaração Mundial de Educação para Todos, Declaração de Salamanca, Convenção de Guatemala, Declaração de Jomtien, Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência; análise das últimas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e definição das terminologias utilizadas para o público-alvo da Educação Especial.
FUNDAMENTOS DA NEUROFISIOLOGIA (60 HORAS)
Resumo: Todo e qualquer movimento, sensação, percepção, aprendizagem, emoção ou pensamento é processado pelas menores unidades do sistema nervoso, os neurônios. Não há nenhum fenômeno psicológico que não esteja baseado no funcionamento dos neurônios. Compreender a estrutura dessas células-base é o primeiro passo para explorar a complexidade da aprendizagem humana. Os neurônios, que não estão sozinhos (são acompanhados das células da glia), apresentam diversos formatos, funções e propriedades. Ao todo, o sistema nervoso humano apresenta mais de 86 bilhões de neurônios. Cada neurônio pode realizar centenas de milhares de conexões com outros neurônios, o que torna a combinação de redes neuronais potencialmente infinita. Se considerarmos que é justamente a conexão entre neurônios que caracteriza a aprendizagem, é possível considerar, ao menos potencialmente, os limites de nossa aprendizagem são extremamente amplos.
CURRÍCULO E DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL (60 HORAS)
Resumo: Para que entender melhor e planejar nossas ações diante dos processos inclusivos no cenário contemporâneo, faz-se necessária a compreensão de alguns aspectos do percurso da Educação Especial no Brasil, isto é, quem são os agentes nesse processo, quais são as bases curriculares e o que podemos definir como Educação Especial. Desse modo, apresentamos algumas considerações relacionadas à breve contextualização histórica da Educação Especial no Brasil, como essa prática se configura na contemporaneidade, o papel da escola nesse cenário, como se apresentam planejamento, currículo e administração escolar e, ainda, quais são as estratégias da didática e da ação docente na Educação Especial inclusiva.
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS - ELEMENTOS EDUCACIONAIS E CULTURAIS (60 HORAS)
Resumo: Há uma definição clássica, e até pueril, do termo “direito”, que significa exatamente aquilo que é reto, correto ou justo — e, por conseguinte, se opõe ao que é torto. Quando se traz esse debate para a lógica dos direitos humanos, não raro falácias do tipo “só é possível direitos humanos para humanos direitos” podem aparecer no discurso. Dentro dessa perspectiva, a primeira questão a se considerar é que não se trata de um direito só de quem “é correto” ou “merece” Direitos Humanos, pois a concepção dos Direitos Humanos, como a própria declaração de 1948 ilustra, é universal. Direitos não são favores, súplicas ou gentilezas. Não se pede um direito, luta-se por ele. A luta pelos Direitos Humanos é, sob esta perspectiva, uma luta pela própria humanidade. Mas cada direito corresponde a um dever — e, ao afirmar isso, não significa dizer que os Direitos Humanos têm sua eficácia por produzirem deveres, mas sim por seus efeitos na produção cultural.
AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA INSTITUCIONAL (60 HORAS)
Resumo: O que lhe vem à mente com a palavra Institucional? A instituição pode ser considerada como um grupo de pessoas que tem um mesmo objetivo dentro de uma estrutura organizacional, com seus valores e costumes. E quando aparecem os conflitos e as dificuldades de aprendizagem, como o psicopedagogo pode ajudar? Para isso o psicopedagogo é um profissional habilitado para minimizar ou superar as dificuldades apresentadas.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NOS DIFERENTES NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO (60 HORAS)
Resumo: Nas últimas décadas, o direito de todos à educação vem sendo debatido de forma integral. Isso quer dizer que o sistema educacional, estratégias metodológicas e ações educacionais estão sendo revistas e atualizadas. Uma das principais mudanças é o foco na inclusão escolar. Veremos todos os contextos e abordagens referentes ao atendimento educacional especializado nos diferentes níveis e modalidades de ensino neste Curso Livre.
ALTAS HABILIDADES – SUPERDOTAÇÃO (60 HORAS)
Resumo: Altas habilidades/superdotação, histórico e mitos. Caraterísticas gerais e socioemocionais das pessoas com altas habilidades/superdotação. Precocidade, talento, criatividade e genialidade. Identificação da pessoa com altas habilidades/superdotação. Procedimentos didáticos para estudantes com altas habilidades/superdotação: classe comum e o atendimento especializado. Família e escola no desenvolvimento do aluno com altas habilidades/superdotação.
OFICINAS PSICOPEDAGÓGICAS (60 HORAS)
Resumo: O trabalho psicopedagógico com oficinas se configura em uma prática que possibilita a aprendizagem e o desenvolvimento integral de sujeitos numa perspectiva preventiva e terapêutica. Tem-se como objetivos, apresentar as oficinas psicopedagógicas de modo a propiciar o conhecimento enquanto recursos de avaliação e intervenção, compreender o seu caráter preventivo e terapêutico; conhecer as diferentes definições para o termo oficina, para caracterizar o trabalho específico desenvolvido no contexto psicopedagógico; compreender o trabalho psicopedagógico desenvolvido nas oficinas, suas especificidades, caracterizando-as enquanto espaços de construção de conhecimentos, estabelecimento de vínculos, superação de dificuldades, aprendizagem e desenvolvimento, por meio de mediação.
JOGOS E BRINCADEIRAS (60 HORAS)
Resumo: Este Curso Livre tem o propósito de oferecer várias possibilidades concretas de intervenção na realidade em diferentes contextos. Para tanto, buscamos entender os motivos pelos quais os jogos e as brincadeiras são relevantes, analisamos os aspectos simbólicos e a contribuição dessas manifestações para o desenvolvimento e, por fim, sugerimos atividades que exemplificam os conceitos abordados.
ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR (40 HORAS)
Resumo: Ao nos referirmos à Organização Escolar, obviamente estamos tratando da organização no campo específico de uma instituição educativa, que se refere a um espaço especialmente estruturado e organizado, com objetivos e fins definidos que responda às exigências de dada sociedade
ÉTICA E CIDADANIA (40 HORAS)
Resumo: Este Curso Livre aborda diversos assuntos, entre eles, noções gerais de Direito, Lei, Direito Público e Privado, conceitos jurídicos de pessoas, Estado e Governo, ética, código de ética profissional, consciência moral, responsabilidade social das organizações entre outros.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL (40 HORAS)
Resumo: Esta abordagem, inserida no Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde, orientará as atividades relacionadas aos sistemas de gestão e controle ambiental. Descreveremos, aqui, temas e conceitos importantes para que você alcance o conhecimento básico em relação à Educação Ambiental.
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